24 de nov. de 2011

É assim que eu faço...

Não sei se ja disse para vocês, mas eu não gosto de contar calorias. Prefiro olhar os nutrientes tem horas que me pego comendo nutrientes ao inves de alimentos (rsrsr). Só presto atenção às calorias quando como tranqueiras e tento montar os pratos de acordo com o esquema abaixo, que ao meu ver, é a melhor opção.

A parte verde (metade do prato) é o lugar de verduras e legumes, a parte amarela é o lugar de arroz ou tubérculos, leguminosas ou macarrão, a parte marrom é destinada a carne, frango, peixe ou ovo e a bolinha vermelhinha é a tranqueirinha
  • Detesto alface. Para mim, alface e tomate não é salada. Alface é sem graça, dá sono, não tem gosto e as vezes nem tem cor direito. Me lembro que, quando não comia salada (ha uns dez anos) eu só tentava comer alface e sempre achava ruim. Até que eu conheci a rúcula (nhami) e percebi que folha podia ser gostoso sim!
  • Como minha mãe é diabética, desde muito jovem eu adquiri o habito de consumir adoçantes mas desde que 2011 se iniciou, tenho deixado de lado, porque não estou a fim de colocar mais lixo ainda no meu organismo. Dessa forma, procuro consumir as coisas sem adoçar e quando isso não é possivel, coloco açucar sim, mas em casa eu uso o demerara orgânico (porque o mascavo deixa tudo com gosto de rapadura).
  • O sal de casa tem sido o marinho.
  • Há alguns meses eu me livrei de um monte de potinhos de plástico e trago minhas marmitas em potes de vidro. Procuro não colocar nada quente em pote de plástico (alguns poucos que deixei em casa). Deixo esses potes para frutas.
  • Evito congelar a comida diretamente em contato com plástico, envolvo-a antes em papel manteiga.
  • Troquei minhas panelas de alumínio por panelas de inox e agora cozinho tudo em fogo baixo (bom para as panelas e para meu organismo).
  • Ainda não me livrei do fato de consumir alimentos assados mas também, não dá para ser radical né? Procuro caprichar na saladinha verde escura e gosto de acreditar que o equilíbrio seja fundamental.
  • Leio todos os rótulos de alimentos e sempre que tem muitos ingredientes com nomes esquisitos, que não se pareçam com comida, eu não como (eu realmente gostaria de saber porque usam dióxido de titânio - que aliás não sei para que serve - em alimento..  não parece peça do homem de ferro?).
  • Troquei também margarina por manteiga - uso-a com moderação e procuro não usar todos os dias.
  • O ovo normal foi substituido pelo ovo caipira: possui mais nutrientes: beta caroteno, omega 3.
  • Sempre fui fanática por leite e derivados e tratei de diminuir o consumo deles (hoje eu ja nao me lembro quando bebi leite pela última vez).
  • Os alimentos com glúten também ficaram no sinal amarelo. Vejam, não é que eu não posso comer nada disso, eu simplesmente não faço do consumo deles uma rotina.
Notei que não acordo mais com bolsas nos olhos e peso nas pernas.
Por que eu fiz isso? Porque eu comecei a conhecer um pouco mais a nutrição funcional e tenho visto que a proposta e a base dessa ciência são convincentes.
Eu tento, sempre que possível, variar o máximo meu consumo de alimentos (sempre dentro do possível - de tempo para preparar e dinheiro).

Ixxi falei muito! Até mais pessoal!

Refeições até o momento:
Café da manhã: colágeno, pão sem gluten e café
Lanche1: 1 maçã, chá branco com chai

Almoço: Arroz integral, hamburguer de soja, escarola, berinjela, pimentão, cebola e azeitona regogados no azeite (nhami!). Sobremesa: 1 danete light que ganhei de presente ¬¬ (sempre que a gente começa a se conter, as pessoas nos presenteam com coisas de comer né?)
Lanche1: 1/2 banana d´agua cozida e 1 quadradinho de chocolate 70% cacau Lindt (o outro quadrado eu dei de presente para a pessoa que me presenteou com o danete rsrs)

***30 minutos de caminhada

Lanche2: 1 fatia de pão sem glúten e 2 quadradinhos de chocolate (~80 kcal)

***60 minutos de bicicleta ergométrica para "compensar" a ausência de ontem

Jantar: 1 bife pequeno, salada mix e 2 colheres de sopa do refogado de berinjela (não tirei foto porque o celular e eu estávamos sem bateria)

Ceia: 1 laranja lima

PARABÉNS PARA MIM!

Um comentário:

Obrigada pela visita! Volte sempre!

VeveMagra. Tecnologia do Blogger.

© Veronica!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena